A compra da Activision Blizzard pela Microsoft estava prevista para ser concluída até ontem (18), mas um adiamento foi anunciado pelas empresas. Após uma batalha judicial nos Estados Unidos e mais questões para resolver no Reino Unido, ambas as partes concordaram em estender o prazo final da compra.
Segundo comunicado, as empresas terão até o dia 18 de outubro para finalizar o negócio, avaliado em aproximadamente US$ 70 bilhões. “A Microsoft e a Activision Blizzard estenderam o prazo do acordo de fusão para 18/10. Estamos otimistas em fazer isso e empolgados em trazer mais jogos para mais jogadores em todos os lugares”, disse Phil Spencer, comandante do Xbox, no Twitter.
Microsoft and Activision Blizzard have extended the merger agreement deadline to 10/18. We're optimistic about getting this done, and excited about bringing more games to more players everywhere.
— Phil Spencer (@XboxP3) July 19, 2023
A extensão do prazo para conclusão da compra está ligada às preocupações regulatórias envolvidas no negócio, segundo Lulu Cheng Meservey, CCO da Activision Blizzard. Apesar de a compra já ter sido liberada nos Estados Unidos e em mais de 40 países, as empresas querem sanar as preocupações da Competition and Markets Authority (CMA) no Reino Unido antes de realizar a fusão.
| RELACIONADO:
Apesar da demora para a conclusão dessa novela, a extensão é uma boa notícia para as companhias. Afinal, com o fim do prazo ou o bloqueio da compra, as empresas também poderiam desistir do negócio, com a Microsoft pagando uma multa bilionária.
Negócio pode ser fechado em agosto
Enquanto o prazo final do negócio está em outubro, a tendência é que mais detalhes sobre a conclusão da compra cheguem no mês que vem. Recentemente, a CMA anunciou que dará seu veredito final sobre a compra da Activision Blizzard pela Microsoft no dia 29 de agosto.
Ao que tudo indica, a Microsoft está confiante de que vai resolver as preocupações regulatórias do Reino Unido até a data. Segundo o The Verge, os novos termos de contrato da aquisição incluem o pagamento de uma multa de US$ 3,5 bilhões caso a dona do Xbox desista do negócio ou a compra não seja concluída até dia 29 de agosto, justamente a data estipulada para a decisão da CMA.
O órgão regulatório do Reino Unido está preocupado com o mercado de jogos em nuvem. Segundo fontes da Bloomberg, a Microsoft já está buscando medidas para aliviar a tensão e garantir a aprovação final para a compra da Activision Blizzard, o que pode envolver até mesmo abrir mão de parte do seu negócio de cloud gaming na região.
Fontes:The Verge