A aquisição da Activision Blizzard por parte da Microsoft continua avançando, sendo analisada pelos principais órgãos responsáveis. Agora é a vez do antitruste britânico e o Comitê Europeu analisarem o caso.
Com o foco sendo garantir uma concorrência justa dentro do mercado, o Comitê está analisando a proposta da Microsoft e apresentou novas questões, mas dessa vez não para a Microsoft, mas sim para suas concorrentes.
Empresas como PlayStation foram contatadas para que o Comitê pudesse obter informações de como a aquisição da Activision Blizzard poderia afetar negativamente a indústria e a concorrência dentro do mercado.
Os concorrentes da Microsoft expressaram clara preocupação com o futuro de franquias da Activision, como Call of Duty, as quais poderiam se tornar exclusivas ou não serem disponibilizadas em seus serviços de assinatura.
Os concorrentes manifestaram preocupação com a possibilidade de a Microsoft restringir o acesso a alguns dos títulos da Activision – como Call of Duty – aos serviços de jogos de assinatura rivais se o acordo for aprovado.
A Microsoft expressou no passado que certos títulos populares da Activision não seriam removidos das plataformas concorrentes. No entanto, até o momento não se expressou sobre a possibilidade desses jogos chegarem em serviços concorrentes, o que tem preocupado essas empresas.
Agora teremos que esperar para ver o que o Comitê decidirá com base nas respostas das empresas concorrentes. Enquanto isso, a análise do FTC nos EUA deve por fim chegar a uma decisão em Agosto.