Canal do Xbox

Ubisoft quer fazer jogos mais focados no público-alvo correto

Ubisoft disse que sua abordagem atual para o desenvolvimento de jogos é abordar projetos com “foco” para garantir que cada jogo seja aprimorado para o público-alvo, ao invés de tentar atender um público muito amplo e não específico.

Em uma recente coletiva de imprensa da Ubisoft, o vice-presidente de editorial, Fawzi Mesmar, falou como parte de uma apresentação sobre como o foco, ao invés de ideias amplas, era uma parte importante do atual processo de desenvolvimento do conselho editorial. Em uma entrevista posterior ao IGN, ele expandiu essa ideia, e disse que a empresa não “quer que um jogo faça tudo”.

Ver a imagem de origem

“Queremos que seja tudo bem tomar uma decisão em torno de um jogo e dizer: ‘Vamos fazer isso e vamos nos comprometer, e vamos ficar felizes que possa fazer esse tipo de pessoa feliz, mas talvez nem todo mundo’. E tudo bem”, disse ele. “Acreditamos que um jogo mais focado é melhor para as pessoas que gostam desse tipo de jogo”.

Leia mais:

Quando perguntado se Assassin’s Creed Mirage, focado em furtividade, é um exemplo disso, Mesmar confirmou que a série faz parte dessa estratégia e que a franquia em geral é um bom exemplo da abordagem.

“Existem muitos tipos diferentes de jogadores que podem gostar de Assassin’s Creed e estamos nos concentrando em todos eles, ao invés de fazer um jogo que deveria atender a todos os fãs em potencial de Assassin’s Creed“, disse ele. “Então, para as pessoas que querem voltar às raízes, estamos fazendo um game para eles [com Mirage], e espero que para outros que não tenham aproveitado este clássico quando foi lançado. Também estamos fazendo uma experiência multiplayer, uma experiência mobile, uma grande experiência de RPG. Há tantos tipos diferentes de elementos que atendemos. E isso também exemplifica a visão editorial que estabelecemos, na qual não estamos fazendo um jogo para todos, porém estamos fazendo uma obra focada e para você, e nos comprometendo com as decisões que estamos tomando nisso”.

Esse desejo de foco se liga a outro objetivo da Ubisoft: que cada hora jogada deveria contar. “Portanto, não é o nosso objetivo, e sim a profundidade da experiência para garantir que cada hora conte para nossos jogadores e eles sintam que é um tempo bem gasto”, explicou Mesmar.

Mesmar continuou ao dizer que a inovação contínua ajudará a gerar essa sensação de tempo bem gasto. “Temos a inovação como um pilar fundamental para todos os nossos títulos, que podem ser qualquer coisa, desde um novo estilo de arte peculiar, uma abordagem relativamente nova de um gênero, até novas mecânicas de jogo”, disse ele. “Portanto, todo projeto da Ubisoft estará olhando para esses aspectos e tentando diferenciar, fornecer profundidade e trazer os mais altos padrões de qualidade, além de fornecer novas maneiras para os jogadores se conectarem, interagirem e se expressarem”.

Leia também: