Os jogos em nuvem prometem revolucionar o mercado e estas plataformas estão se tornando cada vez mais populares. Este é o caso do Xbox Cloud Gaming, que já é responsável por 70% do streaming de jogos segundo estatísticas divulgadas pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido.
Os dados fazem parte de um relatório elaborado pela CMA para demonstrar como a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft pode gerar consequências desastrosas para a concorrência deste mercado, considerando a participação da empresa em diferentes segmentos, principalmente nos jogos em nuvem.
Os números foram apresentados com base no número de usuários ativos em cada plataforma, mas eles não foram detalhados, pois são apresentados em intervalos percentuais. Vamos começar com a participação de cada uma delas no mercado de jogos em nuvem em 2021:
- Xbox Cloud Gaming: 20-30%
- PlayStation Now: 30-40%
- NVIDIA GeForce Now: 20-30%
- Google Stadia: 5-10%
Já o cenário em 2022 sofreu uma grande alteração com a popularização do Xbox Cloud Gaming:
- Xbox Cloud Gaming: 60-70%
- NVIDIA GeForce Now: 10-20%
- PlayStation Plus Cloud: 10-20%
- Google Stadia: 0-5%
- Amazon Luna: 0-5%
Observe que os dados foram fornecidos pelas próprias empresas e comparados pela CMA para elaborar este material, que reflete a concorrência entre plataformas a nível mundial e não apenas no Reino Unido.
Além disso, também é citado que os números do Stadia se referem apenas ao período de janeiro a julho de 2022, então podemos entender que o serviço já sofria com queda de usuários antes mesmo deles saberem que o serviço seria descontinuado.
A CMA utiliza a falha do Stadia do Google como um alerta, pois o Google não conseguiu competir diretamente mesmo sendo uma grande empresa, então a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft tornaria o mercado ainda menos competitivo para empresas menores, o que fica ainda mais evidente quando analisamos os dados de 2022.
|VOCÊ PODE TER DEIXADO PASSAR: