Microsoft e Sony estão jogando jogos diferentes.
Desde o lançamento dos consoles de nova geração, o PlayStation 5 (PS5) e o Xbox Series X, houve uma forte competição entre as duas empresas de tecnologia que os produziram, Sony e Microsoft. No entanto, as vendas do PS5 superaram as do Xbox Series X em todo o mundo, mesmo que a Microsoft tenha tomado algumas decisões interessantes com relação ao seu console.
A Microsoft, no lançamento do Xbox Series X, tomou uma decisão importante: garantir que todos os jogos lançados para o console fossem compatíveis com o Xbox One. Essa foi uma decisão que, em última análise, significa que os jogos lançados para o Xbox Series X não serão exclusivos da nova plataforma, mas poderão ser jogados em ambas as gerações através da nuvem.
| RELACIONADO:
Hogwarts Legacy roda melhor nos Xbox series
Nesta geração de console, o Xbox abandonou essencialmente a ideia de exclusividades da próxima geração. Claro, o Forza Horizon 5 parece e joga muito melhor no Xbox Series X, onde não há tempos de carregamento e detalhes gráficos aumentados, mas você ainda pode jogá-lo em um Xbox One inicial. A Sony, enquanto isso, mantém o modelo de negócios antigo e comprovado, incentivando os jogadores a atualizar com jogos exclusivos para sua nova máquina. Entradas de grandes franquias como God of War Ragnarok e Horizon Forbidden West optaram por lançamentos entre gerações, mas Ratchet & Clank: Rift Apart , Returnal , Demon’s Souls , The Last of Us Part 1 , Ghostwire: Tokyo eDeathloop eram exclusivos do console PS5.
Mais de dois anos no ciclo de vida do PS5, não são tantos jogos exclusivos, mas é muito mais do que a Microsoft lançou. Escrevi recentemente como era normal Hi-Fi Rush não estivesse disponível nativamente no Xbox One . Mas, mesmo assim, o Hi-Fi Rush pode ser reproduzido no Xbox One por meio da nuvem. Também pode ser reproduzido em seu telefone e em determinadas TVs (sem um console conectado) por meio do aplicativo Xbox. A Sony está aderindo a um modelo testado e comprovado para jogos; A Microsoft está aproveitando os avanços na tecnologia de nuvem para abrir um novo caminho (que realmente não é tão diferente do caminho que a tecnologia tomou desde o advento do iPhone).
A combinação do Xbox Game Pass e do Xbox Cloud Gaming tornou o Xbox um aplicativo que os jogadores podem usar sem a necessidade de comprar um novo hardware. Eu sei, porque é assim que estou me envolvendo com o Xbox neste momento. Tenho um Xbox series S que comprei no início de 2022 e, apesar de gostar de ter um Xbox Series X, não paguei por um porque ainda posso jogar os jogos que quero com qualidade . Se não puder, jogo na nuvem, Prefiro jogar no sofá, prefiro ter o hardware mais recente e prefiro jogar jogos como Hi-Fi Rush nativamente, mas a Microsoft me deu muitas possibilidades até mesmo de não trocar o One para o series s ou jogar num celular . Enquanto isso, eu sabia em 2022 que se quisesse jogar Demon’s Souls, teria que comprar um PS5.
Os números indicam que existem sólidos 12 milhões de pessoas em uma situação semelhante à minha. A questão é se isso importa para a Microsoft. No momento, não parece que sim. Pode nunca mais importar.