Na sequência de um relatório da eurodeputada Adriana Maldonado López, o Parlamento Europeu votou esmagadoramente a favor do estabelecimento de regras novas e normalizadas que ofereçam aos jogadores uma maior proteção contra a mecânica da loot box e outras compras no jogo.
No relatório, acredita-se que não há o suficiente sendo feito para proteger os consumidores de práticas predatórias de monetização nos jogos. De acordo com López, o relatório destaca “os pontos positivos dessa indústria pioneira, mas também os riscos sociais que precisamos ter em mente, como o impacto dos jogos na saúde mental. Isso é algo que pode afetar particularmente os jogadores mais jovens.”
No passado, houve pedidos para proibir loot boxes e mecânicas semelhantes, ou pelo menos restringir a idade dos jogos que as usam. No entanto, grande parte da indústria de jogos se moveu em direção a um sistema de passe de batalha agora, que leva seu dinheiro sem envolver jogos de azar.
Existem alguns títulos que ainda resistem às loot boxes, como CS:GO, mas mesmo que este relatório leve a uma repressão a eles, para a maioria dos jogadores pode ser um movimento feito tarde demais. Além de criticar o uso de mecânicas de compra no jogo, o relatório também elogiou os jogos por seu valor na educação e para a saúde mental dos jogadores, por isso nem tudo é desgraça e melancolia.
OQUE É: De uma forma simples, loot box é um sistema em jogos, que “premia” com algum item de forma aparentemente aleatória. É um meio de monetização muito utilizado por jogos gratuitos, mas grandes títulos como Overwatch também o usam. Os jogadores podem consegui-las através de compras ou como recompensa nos jogos.