Nova pedra no sapato?
De acordo com um relatório do site Techrunch, o governo da Alemanha quer processar a Microsoft por monopólio.
Segundo a argumentação do governo da Alemanha, a Microsoft ocupa uma posição muito forte no mercado de sistemas operacionais com o Windows e o de pacotes de escritório, com o Office. Além disso, o governo argumentou que a gigante de Redmond está aumentando a sua dominância com sistema de nuvem e inteligência artificial.
Até o momento, o possível processo da Alemanha não engloba a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, que já está sendo analisada pelo órgão regulador da União Europeia, na qual o país faz parte. Confira:
“Com o Windows e seus produtos Office, a Microsoft há muito tempo ocupa uma posição muito forte no campo de sistemas operacionais e software de escritório. Com base nisso, a empresa expandiu continuamente sua gama de produtos para clientes empresariais e consumidores.”
“Mais recentemente, vimos um aumento acentuado na importância dos serviços de nuvem do Azure e do OneDrive, que geralmente estão vinculados a outros aplicativos da Microsoft, e o sucesso retumbante do Teams, um software para videoconferência e trabalho colaborativo. Além disso, a Microsoft também atua em outras áreas, como redes profissionais com seu serviço LinkedIn ou pesquisa na Internet com seu mecanismo de pesquisa Bing.”
“Mais recentemente, a empresa chamou a atenção com a integração de aplicativos de IA. À luz de tudo isto, existem boas razões para examinar se a Microsoft é da maior importância para a concorrência em todos os mercados. Tal conclusão permitiria agir numa fase precoce e proibir eventuais práticas anticoncorrenciais.”