A Microsoft deve anunciar a conclusão da aquisição da Activision ainda nesta sexta-feira, dia 13 de outubro
O órgão regulatório do Reino Unido anunciou, na manhã desta sexta-feira (13), a aprovação da aquisição da Activision pela Microsoft. De acordo com a CMA (Competition Markets Authority), a Microsoft ofereceu garantias suficientes de que o mercado de cloud gaming continuará competitivo.
Rumores recentes já apontavam que a conclusão da ‘maior novela gamer de 2023’ estava próxima. Com a União Europeia desistindo de novas investigações e a Microsoft revelando a pretensão de concluir a aquisição ainda esta semana. Agora, a Microsoft está livre para anunciar a conclusão da compra da Activision/Blizzard/King ainda hoje. Dentro das próximas horas, a compania deve realizar o anúncio oficial.
CMA celebra os resultados conquistados com a disputa da aquisição da Activision
A venda dos direitos de jogos da Activision Blizzard na nuvem para a Ubisoft amenizou a situação e a CMA prometeu rever o assunto, sinalizando um posicionamento favorável. Além disso, a CMA afirmou que o novo acordo vai “impedir a Microsoft de travar a competição no mercado de Cloud Gaming enquanto ele cresce“.
A diretora executiva da CMA, Sarah Cardell, não deixou de criticar a Big Tech pela demora em revisar o acordo. “A CMA está resoluta em sua decisão em impedir aquisições que vão ferir a competição e resultar em resultados ruins aos consumidores. Tomamos nossas decisões livre de influência política e lobby político não vai nos afetar“. De acordo com ela, a CMA deixou claro à Microsoft que não aprovaria a aquisição caso a empresa não alterasse o acordo.
We’ve cleared the new deal for Microsoft to buy Activision without cloud gaming rights.
In August, Microsoft made a concession that would see Ubisoft, instead of Microsoft, buy Activision’s cloud gaming rights.
Read more: https://t.co/Z4scLEJFy0
1/2 pic.twitter.com/gmqwZsOOFi
— Competition & Markets Authority (@CMAgovUK) October 13, 2023
No comunicado oficial, o órgão regulatório enfatizou sua significativa contribuição para todo o processo. A CMA ressaltou que eles foram os únicos a desafiar a Microsoft, o que levou a ajustes cruciais no desdobramento da aquisição. “Através da venda dos direitos de streaming para a Ubisoft, consolidamos a garantia de que a Microsoft não terá o poder de sufocar este mercado em expansão.” Com todos os desafios finalmente superados, a Microsoft está prestes a anunciar a conclusão da aquisição nas próximas horas.