Satya Nadella afirma que quer um mundo onde não haja exclusividades de console, mas a Sony não vai deixar isso acontecer.
É geralmente aceito no mundo dos jogos que os exclusivos fazem ou quebram um console. A Microsoft saberá disso muito bem, já que a falta de lançamentos originais desde o lançamento do Xbox Series X o colocou firmemente em terceiro lugar nas “guerras de console”, algo que a própria empresa está disposta a admitir . No entanto, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que, se ele pudesse, os exclusivos do console não seriam nada.
Falando como testemunha da batalha judicial em andamento entre a Microsoft e a FTC (Federal Trade Commission), Nadella explica que adoraria “se livrar” completamente dos exclusivos de console, mas a confiança da Sony em usar exclusivos para dominar o mercado torna isso impossível. . Ele afirma que, devido à posição da Sony como player dominante na indústria de jogos, ela criou um mundo em que os exclusivos são o maior sinal de forte concorrência no mercado.
| RELACIONADO: Satya Nadella,CEO da Microsoft afirma que os jogos em nuvem podem substituir os consoles
“Eu adoraria me livrar de todos os exclusivos nos consoles, mas isso não cabe a mim definir”, diz Nadella. “Especialmente como um jogador de baixa participação no mercado de consoles que o jogador dominante [Sony] definiu a competição de mercado usando exclusividades. Não tenho amor por esse mundo.”
Microsoft CEO says he wants to end Xbox exclusives but blames Sony. Full details here: https://t.co/ZXYBVkK4ye pic.twitter.com/UmVYvW9YJT
— Tom Warren (@tomwarren) June 28, 2023
Como Nadella diz, a Microsoft é provavelmente o player mais fraco no mercado de consoles, então é muito fácil para ele sentar e fazer afirmações ousadas sobre para onde ele acha que o futuro da indústria deve ir. É extremamente provável que, se as posições da Microsoft e da Sony fossem invertidas, o Xbox ainda teria tantos exclusivos em andamento quanto hoje. Você pode até argumentar que a Microsoft era o jogador dominante na era do Xbox 360/PS3, mas ainda vimos a empresa lançar muitos títulos exclusivos.
Também precisamos falar sobre a importância dos exclusivos do console como um todo. É geralmente aceito que os exclusivos são principalmente uma coisa boa para a indústria, já que as diferenças entre os próprios consoles são incrivelmente superficiais hoje em dia. Isso significa que o PlayStation e o Xbox estão constantemente usando seu IP exclusivo para competir por atenção, o que leva a jogos mais emocionantes e inovadores, o que leva a experiências mais incríveis para o jogador médio.