Já estão pegando pesado!
Em uma declaração, o órgão regulador do Reino Unido comentou sobre a tentativa da Microsoft de se expandir no mercado mobile.
Segundo o CMA, a Microsoft “não tem capacidade” de competir no mercado mobile, já que as principais fabricantes, Google e Apple, limitam a distribuição de aplicativos por fora de suas lojas oficiais, bem como proíbem a criação de lojas de aplicativos independentes. No entanto, o órgão regulador inglês esqueceu que isso é uma prática de monopólio (ou duopólio, no caso).
Vale lembrar que um dos principais fatores que levaram o Xbox a adquirir a Activision Blizzard é o mercado de jogos mobile, bem como o de jogos em nuvem, Confira:
“Em relação à ideia da Microsoft de se expandir para o mercado móvel, as chances de sucesso parecem baixas, considerando que as duas grandes operadoras de telefonia móvel – o Android, do Google, e o iOS, da Apple – proíbem lojas móveis rivais ou impõem limites estritos à monetização de conteúdo. De qualquer forma, parece haver outros caminhos menos anticompetitivos pelos quais a Microsoft poderia tentar entrar no mercado, como o licenciamento de jogos para dispositivos móveis.”