Canal do Xbox

Compra da Activision Blizzard pela Microsoft está praticamente aprovada, diz analista renomado

A autoridade da concorrência no Reino Unido (CMA) apresentou a sua conclusão preliminar sobre a fusão entre a Microsoft e a Activision Blizzard, considerando-o como negativo para a concorrência em segmentos como serviços, jogos em nuvem e sistemas operacionais.

Embora muitos estejam desconfiados de que isso é um indício de que a transação não será aprovada, Nick McKay e Michael Pachter, analistas na Wedbush Securities, dizem que isso é um sinal que a CMA sabe que não tem argumentos para barrar o negócio e que em maio ele estará oficializado.

Desde que a Microsoft iniciou a aquisição da Activision Blizzard, a transação tem sido recebida de forma divisiva, principalmente por conta dos receios de empresas concorrentes como Sony, Google e NVIDIA, que temem a possibilidade de um monopólio.

Mesmo que muitos órgãos renomados já tenham aprovado a fusão, a CMA do Reino Unido, FTC dos EUA e a União Europeia ainda se mostram relutantes e investigam o negócio profundamente para avaliar a possibilidade disso prejudicar os consumidores no futuro.

Esta semana, tivemos um parecer parcial da decisão da CMA sobre o negócio e muitos ficaram preocupados com as ressalvas apontadas pelo órgão, mas alguns analistas renomados acreditam que o parecer parcial é um forte indício de que o negócio será aprovado.

|O impacto político da ação de hoje da CMA é talvez o mais importante. Interpretamos o documento de hoje como um sinal que o Reino Unido sabe que tem um argumento legal que não convence. Para nós, a FTC descobriu isso no final do ano passado e apressou-se em bloquear o negócio na esperança de ser a primeira a conseguir concessões da Microsoft.|

Foto: reprodução

A Wedbush acredita que a CMA percebeu o mesmo e acelerou a objeção para obter concessões da Micosoft antes da FTC e se gabar disso. A FTC ainda não apresentou soluções, enquanto a CMA já apresentou formas da Microsoft atuar e conseguir o negócio.

Para Pachter e McKay, o documento da CMA apenas indica que a compra da Activision Blizzard está praticamente aprovada e em maio estará tudo oficializado.

Além disto, acreditam que a Microsoft aceitará algumas concessões para finalizar a compra, mas está mais do que garantida.

Ainda não sabemos quais concessões a Microsoft terá que fazer para conseguir a aprovação, mas será que eles terão que abrir mão da franquia Call of Duty?

Leia também: