Canal do Xbox

Conheça um pouco mais sobre a AbleGamers e o seu trabalho no Brasil

A AbleGamers BR é uma ONG que combate o isolamento social através dos jogos, promovendo a acessibilidade para pessoas com deficiência. No BIG festival deste ano, que rolou dos dias 6 à 10 de Julho em São Paulo, a Ablegamers BR esteve presente em parceria com a DX Gameworks.
A DX Gamerworks é uma publisher brasileira de jogos, ou seja, ela publica, localiza, e faz ports de games brasileiros e de fora do país. A DX teve um estande na feira, que é focada em desenvolvedores indies do Brasil e da América Latina, e a Ablegamers BR transformou o estande no único acessível para pessoas com deficiência (PcD) de todo o evento.
Serviço de libras para pessoas surdas no estande
Isso é algo único, e foi a primeira vez que foi feito no Brasil. Segundo a matriz da Ablegamers, que fica nos Estados Unidos, eles nunca fizeram isso ou mesmo tiveram conhecimento de um estande assim nas feiras.
Palestra sobre acessibilidade gamer ministrada por Thiago Leifert
A Ablegamers BR, com a ajuda da Westcade Games do Rio de Janeiro, trouxe dez dispositivos de acionamento de controles adaptados e um controle modelo arcade para que pessoas com deficiência pudessem jogar o jogo Toy Sports e Amazon Quest. A AbleGamers BR também foi responsável por trazer um atendimento em Libras, a linguagem de sinais, para que pessoas surdas pudessem se comunicar e entender o que havia no estande.
Pessoa com a doença AME ( atrofia medular espinhal ) jogando de igual pra igual com outras pessoas
Por ultimo, também foi disponibilizado audiodescrição das artes e do gameplay dos jogos que a DX Gamerworks tinha no estande. Todas essas opções de acessibilidade foram usadas. A rampa de acesso feita corretamente, o atendimento em Libras para surdos, a audiodescrição para pessoas com baixa visão ou cegas; e os controles adaptados para quem tinha algum tipo de deficiência física ou motora.
Controle arcade adaptativo para windows e Xbox
O resultado foi tão bom que representantes do ID@Xbox e da Microsoft repercutiram nossos esforços, ao ponto de que o Major Nelson nos parabenizou pelo twitter. Esses esforços também repercutiram durante o evento, com citações em várias palestras. O apresentador Thiago Leifert, que esteve no evento, pediu abertamente para que outros eventos como CCXP e BGS tornem essas opções padrões no futuro.
Esse é o trabalho da AbleGamers BR, promovendo acessibilidade para que todos tenham a oportunidade de jogar e se divertir!

A Ablegamers atua no Brasil desde 2017 tendo como presidente Christian Bernauer e conta com 18 colaboradores voluntários atuando em diferentes áreas para gerar inclusão no mundo dos games !

Siga nos Twitter em @ableGamersBR 

Leia também: