Canal do Xbox

CANALDOXBOX

Funcionários da Motorsport ameaçam vazar códigos-fonte após falta de pagamentos

A criadora de jogos de corrida MotorSport Games, estaria sem pagar funcionários desde outubro de 2022

Responsável por games como NASCAR Heat, KartKraft e RFactor 2, a Motorporst Games está passando por uma grave crise que pode resultar no vazamento de informações confidenciais de seus games. Devido a falta de pagamentos, alguns funcionários da companhia teriam ameaçado sua gerência de compartilhar os códigos-fontes de seu catálogo de corrida.

Segundo o Insider Gaming, esse é somente o desenvolvimento mais recente de uma série de eventos traumáticos pelos quais a empresa passou em tempos recentes. Em novembro de 2022, todo o quadro de diretores pediu demissão devido a disputas sobre como a companhia vai continuar obtendo financiamento no futuro.

Na época, o CEO Dmitry Kozko afirmou que isso poderia ameaçar a posição da Motorsport Games na bolsa eletrônica Nasdaq, mas que ela conseguiria encontrar uma saída para a situação. Os relatórios financeiros da desenvolvedora mostram que, no terceiro trimestre do ano fiscal mais recente, ela teve US$ 1,2 milhão de receitas, mas gerou uma perda líquida de US$ 7,5 milhões.

Segundo o Insider Gaming, a situação da desenvolvedora não melhorou desde então, sendo que muitos funcionários já se demitiram ou iniciaram processos contra ela. A ameaça recente de vazamentos afetaria jogos como NASCAR: Ignition 21, NASCAR: Heat 5, Indycar e KartKraft, que teriam seus códigos divulgados caso o pagamento de salários atrasados não fosse feito até o dia 25 de janeiro

Outros funcionários que não estão envolvidos na ação afirmaram que “não estão surpresos” que a situação tenha chegado a esse ponto. Na prática, eles acreditam que o responsável pela ameaça sente que “não tem nada a perder”, dada a situação da Motorsport Games, que não paga salários desde outubro do ano passado para suas equipes residentes na Rússia.

Há relatos de que a empresa ofereceu a alguns funcionários a oportunidade de trabalhar em seus escritórios na Geórgia (onde a situação parece mais estável), mas que ela não se responsabilizou pelos custos envolvidos nessa mudança. Até o momento, a desenvolvedora não fez nenhum comentário sobre a situação atual ou sobre a ameaça recente de vazamentos.

 

Veja Também nossa matéria sobre as novas adaptações dos games pros streamers

Disputa acirrada também no streaming

Leia também: