Canal do Xbox

CANALDOXBOX

GTA VI deve ter protagonista feminina e promete tom diferente de seus antecessores

Mudanças internas na Rockstar Games devem resultar em um jogo com um novo tipo de humor e história

Atualmente em desenvolvimento, Grand Theft Auto VI promete mostrar uma face diferente da Rockstar Games em relação à que a empresa mostrou nos últimos anos. Uma reportagem publicada nesta quarta-feira (27) pela Bloomberg mostra que a desenvolvedora tem se esforçado desde 2018 para adotar posturas mais progressivas e igualitárias entre seu quadro de funcionários.

Entre os resultados dessa transição está a decisão de remover algumas piadas transfóbicas da versão mais recente de Grand Theft Auto V que chegou ao PlayStation 5 e ao Xbox Series X|S. A empresa também diminuiu as disparidades salariais entre homens e mulheres e está tentando ser mais consciente sobre as polêmicas que seus games podem trazer.

A nova postura também deve se refletir em GTA VI, que vai ter uma protagonista feminina de origem latina que vai dividir a função com um par masculino. Segundo as informações obtidas por Jason Schreier, a dupla vai ter suas características influenciadas pela história de Bonnie e Clyde, e o mundo do jogo será habitado por um humor que vai tomar cuidado para não ridicularizar minorias e outros grupos considerados marginais.

Rockstar passou por mudanças internas

Segundo a reportagem da Bloomberg, a maneira como o estúdio está conduzindo seus projetos é fruto de uma mudança interna. Enquanto a Rockstar Games fez sua fama por um ambiente marcado por bebedeiras, excursões a clubes de strip-tease e longas horas de trabalho, isso parece ter chegado ao limite em 2018, quando centenas de funcionários passaram a se expressar sobre as condições de trabalho difíceis e desgastantes que encontravam.

Desde esse clamor, a Rockstar tentou se reinventar como um local de trabalho mais progressista e compassivo”, explicou Schreier, que entrevistou mais de 20 pessoas que trabalham na empresa ou saíram dela recentemente. “Um dos funcionários a descreveu como um ‘clube de meninos’ que virou uma companhia real”.

A reportagem também afirma que o desenvolvimento de GTA VI está sendo mais lento do que o de jogos anteriores devido aos impactos da pandemia do COVID-19 e de outras mudanças internas. O departamento de design da companhia foi totalmente reestruturado para evitar que longas horas extras se tornem algo necessário, e a empresa está tendo dificuldades na maneira de fazer uma sátira dos Estados Unidos — que, em muitos sentidos, parece já ser uma sátira de si próprio.

Todos esses elementos devem fazer que, quando Grand Theft Auto VI finalmente chegar às lojas, ele seja um jogo bastante diferente de seus antecessores. Enquanto a Rockstar Games já garantiu que está direcionando suas principais equipes para o projeto, até o momento ela não confirmou uma possível data de lançamento, tampouco quais plataformas devem receber o game.

 

 

Leia também: