O influenciador digital conhecido como Sanqiange ou Brother Three Thousand (Irmão Três Mil) morreu aos 34 anos, após uma transmissão ao vivo no Douyin, uma versão do TikTok popular na China.
Conhecido também por seu sobrenome na vida real, Wang, o homem ingeriu várias garrafas de Baijiu, uma bebida com teor alcoólico entre 30% e 60%, de acordo com o jornal Shangyou News, citado em reportagem da rede de TV dos Estados Unidos CNN. O caso aconteceu em 16 de maio e repercutiu na mídia ocidental neste sábado, 27.
De acordo com a publicação, os influenciadores competem entre si em desafios para receber prêmios do público. Quem perde, tem que cumprir um castigo, como esse que foi imposto a Sanqiange.
“Não sei quanto ele havia consumido antes de eu sintonizar. Mas na última parte do vídeo, eu o vi terminar três garrafas antes de começar a quarta”, disse um amigo do influenciador chinês, identificado apenas como Zhao, ao Shangyou News. “O desafio terminou por volta de 1h, e ele foi encontrado morto, pela família, às 13h do dia seguinte”, acrescentou.
Ainda segundo a publicação, Sanqiange foi descrito por Zhao como uma pessoa “decente” e que tinha um histórico de se filmar participando de concursos semelhantes envolvendo álcool e postando-os na rede social chinesa.
As transmissões ao vivo na China movimentam muito dinheiro em publicidade, de acordo com a CNN. Por isso, os streamers tendem a impor desafios incomuns entre eles e a ostentar uma vida de luxo.