O ano fiscal de muitas empresas gigantes terminará em 1º de abril e um trimestre acabou de terminar, o que significa que a maioria delas está fazendo grandes cortes para agradar os investidores. Essa é uma das razões pelas quais os rumores no início desta semana alegando que a Microsoft iria demitir milhares de funcionários eram muito críveis, mesmo que o ano da empresa termine em 30 de junho. Agora sabemos que é verdade, assim como o bom e velho raciocínio “temos que fazer isso em vez de reduzir o salário e os bônus dos superiores” por trás disso.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, confirma que a empresa está fazendo 10.000 demissões até o final deste trimestre fiscal. Ele tenta fazer com que pareça menos negativo, afirmando que isso é menos de 5% de toda a sua base e que eles tratarão os afetados “com dignidade e respeito”, dando-lhes “uma variedade de benefícios, incluindo indenização acima do mercado, cobertura de saúde contínua por seis meses, aquisição contínua de prêmios de ações por seis meses, serviços de transição de carreira e aviso prévio de 60 dias antes da rescisão, independentemente de tal aviso ser legalmente exigido”.
Tudo bem, mas isso – como você já deve ter entendido – não me impede de enrugar o nariz quando tantas pessoas perdem seus empregos, enquanto muitos líderes mantêm seus salários gigantes e a empresa está pagando US $ 69 bilhões pela Activision Blizzard King.
leia também: Microsoft revela quanto dinheiro o Game Pass gera para a empresa
Ainda assim, também é um pouco compreensível, já que Nadella repete o que muitos CEOs de empresas de jogos disseram anteriormente: o incrível crescimento durante o auge da pandemia está agora dando um mergulho de cisne. Veremos se essas etapas são suficientes para equilibrar isso ou se os aumentos de preços para o Xbox Series e o Game Pass também estão chegando.