O Xbox não vai pular para o VR “até que haja um público lá”.
Mesmo sendo um mercado relativamente de nicho, parece que toda empresa de tecnologia quer ter um headset VR para chamar de seu. A PlayStation tem investido bastante em VR desde que lançou o primeiro sistema PSVR em 2016, assim como grandes empresas de tecnologia como Google, Apple, Meta e muito mais. No entanto, uma empresa que nunca demonstrou nenhum interesse em VR é o Xbox , e isso porque aparentemente não há público para VR no momento.
O chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, afirmou em uma entrevista recente ao Hollywood Reporter (obrigado VGC ) que o mercado de VR e AR é atualmente muito pequeno para o Xbox investir e que o Xbox considera apenas jogos que atingem cerca de 10 milhões de jogadores no total. . Booty sugere que esse tipo de escala atualmente não é viável no mercado VR/AR no momento, mas afirma que o Xbox pode se envolver se chegarmos a um ponto em que que “há um público lá”.
| RELACIONADO: Fã de Xbox compartilha lista de todos os jogos do Game Pass com suporte pra VR
“Acho que para nós é só esperar um pouco até que haja uma audiência lá”, diz Booty. “Temos muita sorte de termos esses grandes IPs que se transformaram em franquias contínuas com grandes comunidades. Temos 10 jogos que alcançaram mais de 10 milhões de jogadores até o momento, o que é uma grande conquista, mas esse é o tipo de escala que precisamos para ver o sucesso do jogo e é só que ainda não está lá com AR, VR.”
Se a métrica de sucesso do Xbox for de cerca de 10 milhões de jogadores, será difícil ver a empresa entrando no mercado de VR tão cedo. Mesmo com os títulos de realidade virtual mais populares que o PlayStation lançou ao longo dos anos, como Horizon: Call of the Mountain e Astro Bot: Rescue Mission, nenhum chegou perto de 10 milhões de jogadores. Na verdade, o próprio PS VR2 não chegou nem perto de 10 milhões, embora tenha ultrapassado o original durante sua janela de lançamento, vendendo cerca de 600.000 unidades nas primeiras seis semanas.
Com esses números, é fácil ver por que o Xbox ainda pode estar um pouco cauteloso ao injetar fundos em um projeto de RV que pode ou não dar frutos. Como estamos expostos a ele com bastante frequência, é fácil ignorar que é um nicho de mercado incrivelmente, especialmente na frente de jogos, onde os títulos de venda do sistema são poucos e distantes entre si. Ainda estamos muito longe dos jogos de realidade virtual, conquistando 10 milhões de jogadores regularmente, e parece que o Xbox está feliz em se concentrar em títulos de consoles regulares no futuro previsível.
Fonte: The Holyood Reporter