A ESA responde à notícia de que Sony, Nintendo e Xbox não comparecerão ao que deveria ser o renascimento da E3 após anos de inatividade.
A Entertainment Software Association (ESA) escreveu uma declaração em resposta à notícia de que as três principais empresas de jogos não serão apresentadas na E3 deste ano . É um golpe devastador para a E3 , um evento que tenta ao máximo recuperar a relevância e o prestígio que já teve.
A Electronic Entertainment Expo de 2019, conhecida coloquialmente como E3 na indústria de jogos, viu o evento subir a novos patamares graças à aparição de tirar o fôlego de Keanu Reeves ao vivo no palco . No entanto, E3 e Cyberpunk 2077 não tiveram os passeios mais tranquilos desde então. Aquele que foi sem dúvida o maior evento anual de jogos não conseguiu organizar um show ao vivo desde o início da pandemia do COVID-19, apenas conseguindo estabelecer uma única apresentação virtual para 2021. E agora parece que as esperanças de um ressurgimento este ano podem ser malfadada, já que um relatório da IGN afirmou que Sony, Nintendo e Microsoft não farão parte da E3 2023
RELACIONADO:
Criador de Life is Strange, Don’t Nod, revela novo jogo ambientado nos anos 90
A declaração da ESA se concentra em reafirmar o apoio à ReedPOP, parceira que contratou no ano passado para organizar o evento. Optando por não comentar diretamente sobre a perda da Sony, Nintendo e Microsoft, a ESA destacou o histórico da ReedPOP em hospedar eventos como PAX e Comic-Con. Ele continua afirmando que a ReedPOP fez “grandes progressos na reformulação do evento”, recebendo apoio significativo de empresas investidas na E3.
IGN relatou que a Nintendo e o Xbox estavam supostamente interessados em manter uma presença na E3 2023 , mas ambos desistiram por “razões não relacionadas ao show em si”. Embora nenhuma explicação oficial para essas decisões tenha sido divulgada, a Nintendo supostamente optou por não participar do evento porque seu cronograma de lançamento não justificava o slot. Espera-se que o Xbox hospede uma vitrine física própria na mesma época da E3. Mas a maneira como ReedPop lidou com a feira foi criticada por editores anônimos que duvidam que ela seja capaz de prosseguir, dado o quanto ainda está no ar.
A E3 2019 sobreviveu sem a Sony , mas principalmente porque a apresentação da Microsoft incluiu Cyberpunk 2077 , uma das propriedades de videogame mais badaladas da história. Ausente de todos os três principais jogadores, isso levou alguns a questionar se a E3 existe. A Bethesda também costumava ser uma exibição proeminente, mas desde então foi adquirida pela Microsoft, e a maioria dos editores se acostumou a apresentar seus próprios programas independentes da E3.
Leia Também: