“Não há mundo em que Starfield seja 11 em dez e as pessoas comecem a vender seus PS5s.
Phil Spencer teve algumas verdades duras para compartilhar em um episódio recente do podcast Kinda Funny Games, observando que o Xbox perdeu a pior geração da guerra de consoles e que não há quantidade de bons jogos que o ajudem a derrotar a Sony ou a Nintendo.
“Não estamos no negócio de superar a Sony ou consolar a Nintendo. Não há realmente uma grande solução ou vitória para nós, e sei que isso vai incomodar muitas pessoas, mas é apenas a verdade de o assunto”, admitiu Spencer quando perguntado se ele acreditava que o Xbox perdeu o foco na guerra de consoles ao oferecer mais jogos no PC
| RELACIONADO:
Phil Spencer, diz em Podcast, que está “desapontado” com Redfall
É raro que qualquer chefe de qualquer empresa admita tão abertamente o fracasso, mas Spencer disse que o Xbox perdeu “a pior geração a perder” na era Xbox One/PS4. Foi quando “todo mundo construiu sua biblioteca digital de jogos” e essa biblioteca prendeu a maioria dos jogadores no Xbox, PlayStation ou Nintendo.
“A maioria das pessoas, como 90 por cento das pessoas todos os anos que entram em uma loja para comprar um console, já são membros de um dos três ecossistemas. Sua biblioteca digital está lá”, explicou Spencer. “Esta é a primeira geração em que os grandes jogos que eles jogam eram jogos disponíveis na última geração (quando você pensa em Fortnite, Roblox e Minecraft).
“Vejo muitos especialistas por aí que meio que querem voltar ao tempo em que todos tínhamos cartuchos e discos e cada nova geração era uma lousa limpa, e você podia trocar todo o compartilhamento do console. Esse não é o mundo em que somos hoje. Não há mundo em que Starfield seja 11 em 10 e as pessoas comecem a vender seus PS5s. Isso não vai acontecer.
Mas nem toda a esperança está perdida. Spencer acrescentou que o Xbox pode encontrar um caminho para a vitória fazendo “suas próprias coisas” com o Game Pass, X-Cloud e como ele cria jogos para compatibilidade com versões anteriores e crossplay. Ao tornar o Xbox um ambiente mais amigável ao jogador e ao consumidor, o Xbox espera corroer lentamente a participação de mercado da Sony e da Nintendo.
Mas ele também admitiu que jogos como Redfall vão contra essa estratégia ao corroer a confiança que os jogadores têm na comunidade do Xbox. “Estou desapontado, estou chateado comigo mesmo”, disse ele no início do Podcast . “Este é aquele em que a equipe não atingiu seus próprios objetivos internos quando foi lançado.”
Redfall foi lançado com críticas principalmente negativas sobre uma série de problemas de desempenho, técnicos e de jogabilidade, variando de IA inimiga com morte cerebral a chaminés que flutuavam sobre casas . Spencer disse que espera que Redfall receba suporte contínuo da mesma forma que Sea of Thieves e Grounded, resultando em um produto finalizado.