O jogo teria diminuído seu escopo para não gerar condições de trabalho irreais para sua equipe
Poucos dias após um relato publicado pela Bloomberg revelar que Grand Theft Auto 6 pode ser bem diferente de seus antecessores, o site Axios se aprofundou ainda mais nos bastidores do título. Segundo o editor Stephen Totilo, o projeto tinha um escopo inicial ainda maior do que o relatado na reportagem e poderia trazer quatro protagonistas e três cidades distintas.
Sem oferecer mais detalhes sobre o assunto, Totilo revelou que fontes ligadas à Rockstar Games confirmaram que houve uma diminuição de escala conforme o projeto entrou em desenvolvimento. A expectativa é que a versão final do jogo traga dois protagonistas — um homem e uma mulher — e tenha como palco uma Miami alternativa, que provavelmente será conhecida como Vice City.
As noted in the @axios Gaming newsletter, a source familiar with Rockstar had told me GTA VI was at one point planned to have three cities and four protagonists.
(I like the sound of @jasonschreier's report: one city, two protagonists, plans to expand)https://t.co/WUZoMXJ9tI pic.twitter.com/jnff46KqBP
— Stephen Totilo (@stephentotilo) July 29, 2022
Apesar de a desenvolvedora ter reduzido o escopo original de GTA 6, isso não significa que o game será pequeno ou restrito em conteúdos. A empresa promete fazer desse o jogo mais ambicioso de toda a sua história, o que deve se refletir em mais áreas densas e no surgimento de novas mecânicas de gameplay.
Rockstar passa por mudanças internas
Entre os motivos para o jogo ter diminuído em escala é a vontade da Rockstar Games de manter um ambiente de trabalho saudável, com ciclos de desenvolvimento mais realistas e que não exigem que criadores sejam sobrecarregados. No passado, a companhia ganhou fama por ter semanas de trabalho que passavam das 100 horas, especialmente quando um projeto estava próximo de chegar às lojas.
Vale notar que a diminuição de escopo de projetos é algo normal na indústria de games — e um dos motivos pelos quais muitos projetos passam anos em segredo antes de serem divulgados. Conforme desenvolvedores começam a entender quais ideias funcionam e até mesmo o poder das plataformas em que trabalham, é normal que certos elementos sejam deixados de lado para que aqueles que merecem mais atenção consigam brilhar.
Atriz de Porto Rico pode ser a protagonista feminina de GTA VI
As mudanças internas na Rockstar teriam começado em 2018, após a empresa sofrer duras críticas e passar por protestos internos após o fim do desenvolvimento de Red Dead Redemption 2.
Quanto a GTA 6, o título segue sem confirmar as informações divulgadas pela imprensa, sendo que a desenvolvedora só confirmou que ele já está em processo ativo de desenvolvimento e está demandando a atenção da maior parte de sua equipe.