Canal do Xbox

Tribunal federal: Impede Microsoft de comprar Activision Blizzard

A Microsoft e a Activision estão temporariamente impedidas de concluir o acordo pendente de US$ 68,7 bilhões, de acordo com uma ordem de restrição de um tribunal federal.

Um tribunal federal restringiu temporariamente a aquisição da Microsoft pela Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões. A ordem de restrição foi emitida depois que a FTC entrou com um pedido de liminar contra o acordo com a Activision na segunda-feira. Isso marca o desenvolvimento mais recente na série de eventos que abrangeram a compra pendente durante os últimos meses. De qualquer forma, a ordem judicial pode prejudicar os esforços da Microsoft em concluir o acordo antes do prazo acordado.

Desde seu anúncio em janeiro de 2022, a Microsoft passou por muito escrutínio, com reguladores e empresas rivais levantando preocupações sobre a aquisição. Em dezembro, a FTC moveu um processo para processar a compra da Activision pela Microsoft, embora isso não necessariamente bloqueasse o negócio em si. Mais tarde, logo após a decisão do regulador do Reino Unido, CMA, de bloquear o acordo com a Activision , a FTC entrou com um pedido de liminar preliminar. Agora parece que o tribunal federal se moveu a favor do pedido da FTC.

 

RELACIONADO:

Xbox é o lar dos RPGs de fantasia

 

De acordo com o pedido, a Microsoft e a Activision não poderão concluir o acordo até “depois das 23h59, horário do Pacífico, no quinto dia útil após a decisão do Tribunal sobre o pedido da FTC de liminar”. Alternativamente, seria uma data fixada pelo tribunal, caso fosse posterior. O tribunal também marcou os dias 22 e 23 de junho para uma audiência probatória sobre a liminar. Portanto, é improvável que a Microsoft e a Activision fechem as coisas até este mês, embora o prazo para a conclusão da transação seja 18 de julho. Aliás, se a Microsoft não renegociar um prazo estendido, a empresa será responsável pela Activision Blizzard por uma taxa de separação de US $ 3 bilhões. .

Vale a pena notar que, em uma situação em que o tribunal também concede a liminar, a FTC pode prosseguir para construir seu caso legal antes que o negócio seja concluído. Com a notícia da decisão da FTC de entrar com um pedido de liminar, a Microsoft ofereceu abertamente uma resposta otimista. O presidente da empresa, Brad Smith, afirmou que o processo de tomada de decisão agora será acelerado e que “beneficia a todos”. Anteriormente, foi indicado que a Microsoft pode concluir a transação com a Activision mesmo sem a aprovação da FTC . A partir de agora, resta saber como as coisas se alinharão nas próximas semanas, enquanto a Microsoft continua pressionando para defender seu caso.

Além da FTC, a fabricante do Xbox também busca ganhar terreno no Reino Unido após a decisão da CMA de bloquear o acordo. Como parte do processo de apelação, a primeira audiência de apelação da Microsoft está agendada para 24 de julho. Será interessante ver como sua apelação se desenrola, especialmente considerando a decisão da UE de aprovar a aquisição da Activision . Além disso, vários órgãos reguladores de todo o mundo, do Brasil à Coréia do Sul, já deram luz verde ao acordo. De qualquer forma, parece que as ambições da Microsoft para a Activision Blizzard podem precisar ser adiadas por mais algum tempo.

FonteThe Verge

Robert Insider

 

Leia também: