A Ubisoft está fechando um de seus estúdios a partir do novo ano financeiro, citando “fatores externos” como a causa.
A Ubisoft está fechando vários locais europeus, incluindo seu escritório Ubisoft Benelux, citando “fatores externos” que afetam as vendas físicas de jogos da empresa. Demissões têm ocorrido em toda a indústria de videogames nos últimos meses, com o atual ano financeiro chegando ao fim. A Ubisoft não ficou ausente dessa onda de cortes e talvez se destaque como uma das empresas mais severamente impactadas. Os fechamentos recém-confirmados são apenas o último passo que a Ubisoft deu como parte de uma série de cortes.
Em meados de janeiro, a Ubisoft confirmou os esforços de corte de custos enquanto avançava para uma reestruturação direcionada. O mais público desses cortes foi a confirmação de três projetos de jogos cancelados, além de quatro cancelamentos em meados de 2022. O frequentemente atrasado Skull & Bones também foi adiado mais uma vez. A Ubisoft disse na época que os desenvolvedores desses projetos seriam transferidos para outros títulos conforme aplicável, mas as demissões foram posteriormente confirmadas como contínuas.
| RELACIONADO:
Ubisoft+ pode estar chegando ao Xbox Game Pass com 63 jogos
O mais recente esforço no plano da Ubisoft de cortar custos operacionais resultou no fechamento de vários locais europeus. Um e-mail interno que vazou publicamente confirmou que a administração da Ubisoft decidiu “fechar várias subsidiárias na Europa”. Essas paralisações incluem o escritório da Ubisoft Benelux e a demissão da “maioria” dos funcionários do local a partir de 1º de abril.
Como explicação para o fechamento da Ubisoft Benelux e outras localidades europeias da Ubisoft, a empresa mencionou “vários desafios devido a fatores externos”. Os fatores listados incluem queda nas vendas de jogos físicos, canais de comunicação digitalizados, uma mudança para jogos gratuitos em relação aos principais lançamentos de varejo e projetos móveis e sazonais sendo priorizados em relação aos produtos físicos. Em outras palavras, o movimento da Ubisoft mais voltado para experiências e trabalho online está levando a uma menor necessidade de infraestrutura para dar suporte a produtos físicos.
Embora não esteja totalmente claro pelo que cada um dos locais que a Ubisoft está fechando foi responsável, a Ubisoft Benelux está implícita em lidar com o mercado da Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Isso incluiria marketing e distribuição. A Ubisoft diz que planeja terceirizar a distribuição de jogos físicos no Benelux, com um distribuidor a ser anunciado posteriormente.
É improvável que este seja o último passo nos esforços contínuos da Ubisoft para reduzir os custos operacionais, mas com o final do ano fiscal se aproximando, não está claro se os cortes continuarão após abril. A mudança da Ubisoft para os jogos online teve sérias consequências, principalmente porque muitos jogos não encontraram público. Se os vazamentos recentes devem ser acreditados, pode estar voltando para lançamentos de jogos AAA mais tradicionais , no entanto. Esperamos que a Ubisoft consiga encontrar a estabilidade necessária para evitar novos cortes em 2023 e além.
| VOCÊ PODE TER DEIXADO PASSAR: