Um desenvolvedor da Microsoft por trás do Windows Handheld Mode, que surgiu recentemente, oferece informações adicionais sobre o projeto recém-vazado.
O desenvolvedor da Microsoft por trás do Windows Handheld Mode recentemente surgiu online para esclarecer o status do projeto recém-vazado. Sua visão veio em resposta direta a um relatório de que a Microsoft está experimentando um modo de jogo portátil para o Windows 11 .
O vazamento de 13 de abril veio na forma de um vídeo detalhando uma visão geral aproximada de uma experiência de jogo otimizada do Windows para PCs portáteis como o Steam Deck . O clipe de dois minutos e o projeto que o acompanha foram criados durante um hackathon interno da Microsoft em setembro de 2022.
| RELACIONADO:
Microsoft adiciona novos jogos da Xbox Game Studios ao catálogo do Steam Deck
Em uma atualização subsequente, o usuário do Reddit AndrewMT se identificou como o criador original do recurso experimental, apontando para uma postagem de 7 meses atrás na qual ele pedia publicamente feedback do usuário sobre essa ideia exata. Além dessa confirmação de que o vídeo recém-vazado não detalha exatamente uma funcionalidade ultrassecreta, o desenvolvedor também observou que o projeto em si “não foi a lugar nenhum”. Essa reviravolta decorreu em grande parte do fato de que uma implementação adequada de um modo de jogo portátil do Windows 11 estava bem fora do escopo do hackathon de 2022. Além disso, “os engenheiros certos” simplesmente não estavam disponíveis na época, explicou o engenheiro.
Comment
by u/AndrewMT from discussion Microsoft is experimenting with a Windows gaming handheld mode for Steam Deck
in SteamDeck
Isso não quer dizer que o projeto não tenha causado impacto na empresa. Seu criador observou que o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, tentou pessoalmente facilitar o desenvolvimento futuro, conectando-o a alguns funcionários “que poderiam ajudar”, presumivelmente devido à sua experiência específica no Windows 11. No entanto, todos estavam preocupados na época, então o empreendimento em si meio que fracassou, de acordo com este relato em primeira mão. O desenvolvedor da Microsoft disse que ainda espera concretizar sua ideia, especulando que talvez esse destaque do ciclo de notícias possa ajudá-lo a lançar novamente o Windows Handheld Mode para a Microsoft.
Muitos dos melhores consoles de jogos portáteis de hoje são capazes de rodar o Windows, e o mercado geral de PCs portáteis está em ascensão, principalmente por causa do sucesso da Valve com o Steam Deck. Dado esse estado de coisas, a Microsoft parece estar enfrentando incentivos crescentes para concluir o projeto oficial do Windows Handheld Mode.
Os desafios em oferecer uma experiência de jogo portátil adequada em computadores de mão com Windows 11 decorrem em grande parte do fato de que o sistema operacional simplesmente não foi projetado para controladores ou telas sensíveis ao toque. A última parte é um tanto irônica, considerando como a Microsoft foi bastante agressiva ao lançar um sistema operacional sensível ao toque há cerca de uma década. No entanto, a estreia do Windows 8 em 2012 e sua interface do usuário pesada em blocos provou ser bastante polarizadora, com a Microsoft atenuando essa filosofia de design para seus lançamentos de sistema operacional subsequentes.