Canal do Xbox

CANALDOXBOX

Phil Spencer contra Sony na corte: “Eles usam os lucros de nossos jogos para nos tirar do mercado”

“Eles usam os lucros de nossos jogos para nos tirar do mercado”, foi assim que o chefão da XboxPhil Spencer, resumiu a relação entre sua empresa e a PlayStation. Essa fala foi dita na audiência que envolve a quase interminável compra da Activision Blizzard pela Microsoft.

Entre as declarações, Spencer disse que a Sony usa a fatia de 30% que recebe dos jogos da Microsoft lançados em sua plataforma para tentar tirar a Xbox do mercado. Porém, o head da Xbox Gaming reconheceu que não consegue competir efetivamente há 20 anos contra os rivais:

ACOMPANNHE AS ULTIMAS NOTÍCIAS: Destaques Da Semana

“Toda vez que lançamos um jogo no PlayStation… a Sony fica com 30% da receita que obtemos em sua plataforma e, em seguida, usa esse dinheiro, junto com outras receitas que possui, para fazer coisas que tentam reduzir a capacidade de sobrevivência da Xbox no mercado (…) Tentámos competir, mas como disse, nos últimos 20 anos não o conseguimos fazer de forma eficaz.”

Estratégia de Phil Spencer é se colocar como terceiro player para justificar a compra da Activision Blizzard (Imagem: AP Images/Dan Steinberg)

Estratégia de Phil Spencer é se colocar como terceiro player para justificar a compra da Activision Blizzard (Imagem: AP Images/Dan Steinberg)© 

A estratégia de Phil Spencer

Durante a audiência, a Federal Comission Trade (Comissão Federal de Comércio, órgão regulador dos Estados Unidos) tentou mostrar que a Xbox é mais forte do que parece em um mercado no qual, para a FTC, existem apenas dois concorrentes, Xbox e PlayStation. O que configuraria duopólio.

A estratégia de Phil Spencer e da Xbox até agora – incluindo os meses que antecederam o julgamento – foi jogar fraco para justificar a compra da Activision Blizzard. Assim, o chefão confortavelmente autointitulou que eles (Microsoft/Xbox) são o pior concorrente da indústria:

Estamos em terceiro lugar. Estamos atrás da Sony e da Nintendo em participação no mercado de consoles localmente.

Tudo isso faz parte do processo que a FTC desencadeou quando, para evitar a compra da Activision Blizzard, obteve uma ordem de restrição, seguida de um julgamento de liminar. Assim, a compra provavelmente continuará se arrastando por mais algum tempo.

FONTE: IGN

Leia também: