Canal do Xbox

Starfield: entenda a polêmica que envolve a tela inicial do game

Starfield vem dando o que falar desde que foi anunciado. O “Skyrim no espaço” da Bethesda é um dos títulos mais aguardados do ano, sendo objeto de discussões constantes na internet. E, dessa vez, o burburinho gira em torno de algo quase trivial: a tela de início do game.

O pontapé inicial da polêmica foi uma publicação de Mark Kern, um ex-diretor de World of Warcraft, que foi ao X (antigo Twitter) para compartilhar uma captura da tela inicial de Starfield no último sábado (19). No texto que acompanhava a imagem, Kern sugeriu que a “simplicidade” da tela era um sinal de que o time de produção não teve tempo para focar neste aspecto do game.

A tela de início de um jogo pode revelar bastante sobre o quão apressado foi o time e quanto orgulho eles têm do próprio trabalho“, escreveu Kern na rede social. Para ele, a tela simples é um sinal de que o prazo para entrega do jogo estava apertado ou os desenvolvedores simplesmente “não se importava”.

Em uma segunda publicação, o ex-diretor de WoW entrou em mais detalhes sobre o tema. Ele explicou que muitas vezes a tela de início é uma das últimas coisas criadas pelos devs, que na maior parte do tempo estão ocupados com a produção do jogo em si. Ele também argumentou que é comum que a tela inicial mude completamente assim que o jogo recebe seu primeiro patch, já que “times que têm orgulho do que fazem” querem deixar o produto com visual bonito e “muitas vezes refazem [a tela de início]”.

Os comentários de Kern chegaram em Pete Hines, chefe de publicações da Bethesda, que não apenas explicou a escolha por uma tela mais simples como aproveitou a oportunidade para dar uma alfinetada no ex-diretor de World of Warcraft. Também no X, após um fã sarcasticamente sugerir ao executivo da Bethesda de focar na tela de início, e não em “vários sistemas, facções, escolhas e formas de jogar” para não parecer apressado ou não se importar, Hines foi categórico.

Respondendo ao fã, Hines disse que, imagine só, quem sabe “[os desenvolvedores] fizeram o que queriam e este vem sendo nosso menu por anos, tendo sido uma das primeiras das decisões tomadas” pelo grupo. O chefe da Bethesda completou dizendo que “ter uma opinião é uma coisa. Questionar o quanto um desenvolvedor ‘se importa’ porque você teria feito algo diferente é extremamente não profissional vindo de outro ‘desenvolvedor’“. Sim, ele usou aspas ao chamar Kern de dev, dando aquela alfinetada sem perder a classe.

Até mesmo o bem-humorado perfil da produtora inXile (de Clockwork Revolution e Wateland 3) na rede social entrou na discussão. Em uma publicação agora já deletada (mas que repercutiu no Reddit, onde um usuário parece ter copiado o texto antes de sua remoção), a empresa tirou sarro da situação. “Estamos movendo todos os nossos recursos de desenvolvimento do jogo para a tela de início. A campanha terá apenas 45 minutos de duração, mas a tela de início terá mais de 20 horas“, brincou a inXile.

Starfield tem lançamento marcado para o dia 6 de setembro para PC e Xbox Series X|S. O jogo já pode ser baixado antecipadamente no Xbox e terá o pre-load liberado na Steam no dia 30 de agosto deste ano.

Leia também: